16 julho 2011

Tu nao mataras! A Obra de Um Genio






Girard: Somente o Cristianismo eh realidade. Somente o texto biblico possibilita o entendimento da violencia, que eh o proprio Mal.


O frances Rene Girard eh um genio. Vivendo ha mais de 50 anos nos Estados Unidos, ele erigiu uma obra cientifica monumental. Antropologo e mestre na interpretaçao de textos dos grandes autores classicos, como Shakespeare e Cervantes, ele, num momento de sua carreira academica, lançou seus olhos sobre os textos biblicos. E nunca mais parou de escrever sobre o que descobriu.


As conclusoes a que chegou, como ele proprio adverte, possuem implicaçoes religiosas, mas nao provem de um ato de fe, e sim da antropologia centrada no estudo da violencia, desde as sociedades arcaicas ate nossos dias.

As conclusoes impressionam pela originalidade e força teorica.


Algumas delas:


1-A violencia nasce da imitaçao. Os homens desejam os que os outros tem. Mas nao porque simplesmente tem, mas porque os que tem tambem desejam o objeto possuido. Nao esta no valor intrinseco das coisas. Esta no desejo. Quanto mais o possuidor desejar o que ja possui, tanto mais o nao-possuidor ira deseja-lo tambem. A isso Rene Girard da o nome de mimetismo.


2-Esse mimetismo eh a causa da violencia humana.


3- Somente o texto biblico, judaico-cristao, em especial o Novo Testamento - e mais nenhum outro texto religioso - contem a chave para o entendimento da violencia. E a violencia se confunde com o proprio Mal.


Ou seja, dito de modo bem claro, o profundo pensador nao faz nenhuma concessao ao relativismo religioso. Tudo se encerra com o Cristianismo, que ja decifrou e venceu o Mal. Nao ha espaço para outras doutrinas religiosas, pois o Cristianismo esgotou todas as possibilidades de compreensao da violencia. Nao ha outro caminho: ou eh o Cristianismo ou o Armagedon. Basta segui-lo para aceder a Verdade.


Num pequeno e-book em portugues, chamado O Bode Expiatorio e Deus, o proprio Girard resume sua obra. O link vai publicado ao final deste texto. Infelizmente, uns poucos livros estao traduzidos para o portugues, entre os quais o essencial Eu Via Satanas Cair Como Um Raio.

Nao deixe de ler. Voce vera a violencia com outros olhos - como nunca se viu.



Rene Girard. O Bode Expiatorio e Deus



















Nenhum comentário: