09 julho 2011

O Segredo da Longevidade de Dejair Cardos



Dejair Cardos ja ia completar 20 anos a frente da Super10.


Intrigava a todos como um sujeito podia manter-se por tanto tempo no cargo, de onde viu passar uma fileira de secretarios. Alguns ate achavam que essa longevidade deveria ser objeto de estudo das ciencias sociais. Mais exatamente: haveria que buscar na obra do alemao Max Weber, que estudou profundamente o fenomeno da burocracia, para entender o Super10 Cardos.  


Um dia, Koyanicovz e M. Leon viajaram a Porto Alegre. Foram gentilmente recebidos por Cardos, num encontro sem pressa, somente limitado pela  hora do aviao.


- Olha, estou pasmo com a administraçao do dr. Lastforever! Nunca vi coisa igual, e nao eh de ontem que to aqui - arrematou Cardos, prosseguindo em mais um juizo:


- E pensar que o homem eh formado em...como eh mesmo...esta faculdade em que se estudam as pedras deste a prehistoria... Ah, sim: geologia.

E concluiu com a voz quase embargada:

- Voces nao vao me dizer que um homem especializado so nas pedras chega e alavanca a arrecadaçao assim nao eh um genio! Coisa impressionante!


E fitou Koyanicovz, esperando o rebote. Koyanicovz, discretamente, preencheu o vazio, com uma palavra:


- Parece um caso de versatilidade.


- Eh pouco, muito pouco! Versatil sou eu. Nosso chefe eh um genio!


Chegara a hora do voo, e os visitantes despediram-se de Cardos.

Quando assumiu a Corregedoria, M. Leon retornou a Porto Alegre, para dar aulas aos novos auditores que faziam o curso de formaçao. Na sexta, dia do retorno, fez uma visita protocolar ao Super10, acompanhado por um colega.


Como sempre, Cardos recebeu-os gentilmente. Apos as saudaçoes de praxe, com os comentarios sobre a Super10 e os trabalhos da correiçao, Cardos emendou:

- Este moço, o dr. Fahrid, esta me saindo melhor do que a encomenda.

E prosseguiu:

- Quem dissesse que, depois do dr. Lastforever, viria alguem ainda melhor corria o risco de ser enfiado numa camisa-de-força, e ate eu ajudaria a domar o doido. Mas nao eh que o doido tava certo...a arrecadaçao!

Nao se sabe como, repentinamente, o nome do colega Vao Real surgiu na conversa.

- Enquanto eu estiver por aqui, esse cara vai pastar! - disse Cardos, fazendo aquele biquinho, que indicava a decaida subita do humor.

M. Leon, que conhecia Vao desde os tempos de universidade, deve ter pensado: vai pastar por uma boa invernada o colega, a julgar pelo tempo que o homem ainda quer ficar na Super10.

Cardos tinha esse pequeno problema: era intolerante e um tanto desaforado com os subordinados. Quase 20 anos como Super10 ja lhe assegurariam essa intemperança, se ele acaso nao a trouxesse de berço.

A um colega que lhe passou uma mensagem, dizendo que nao poderia participar de um treinamento por estar em greve, Cardos respondeu:

- Me faça o favor de nao participar deste  treinamento e de nenhum outro.

Quando Fahrid foi defenestrado pelo ministro que tambem demitiu os corruptos aliados, Alina V. assumiu o comando da Secretaria.

Vinda do movimento sindical, Alina deu o bilhete- azul a Cardos e resgatou Vao Real do pasto dos perseguidos. E o pos sentado na mesma cadeira que Cardos havia esquentado por quase duas decadas. Nao se deve cuspir contra o vento.

Cardos foi-se embora para sempre. Virou mais um consultor, nao se sabe desde quando. Tampouco se conhece sua opiniao sobre a genialidade de Alina.



Nenhum comentário: