30 julho 2011

Mais de 15 Mil Acessos!



Meus prezados leitores, muito obrigado.  O  blog ja ultrapassou 15 mil acessos, em exatos dois meses. Uma demonstraçao inequivoca de que a corrupçao esta na ordem-do-dia, tanto para aqueles que a praticam, como para os que a execram e a enfrentam. Devo ainda ter uma meia-duzia de leitores, quando me aventuro a discorrer sobre filosofia. 

 Conhecer por dentro os mecanismos desta praga nacional ja eh um passo para combate-la com eficacia. Quem desconhece nem imagina do que sao capazes os artifices na arte de roubar.

De minha parte, seguirei compartilhando com voces a experiencia que pude adquirir nos quase dez anos em que trabalhei na Corregedoria. E, sem nada conceder a falsa modestia, confesso que esses dez anos nao me tornaram um especialista no tema.

 A corrupçao eh sempre mutante. Esta esfinge exige muito labor, imaginaçao e alguma dose de coragem para decrifa-la. E esta sempre pronta para devorar os que lhe miram face-a-face.  Especialmente as esfinges que encimam a piramide da roubalheira. Eh interpelaçao, representaçao e processos de todas as especies contra as autoridades que investigam, incluindo ainda ameaças.

 O corrupto milionario teria sido uma vitima, e quem o investiga eh acusado de praticar abuso de poder e outras ilegalidades, em petiçoes subscritas por advogados de escol e caros, carissimos. 

O filosofo alemao Kant estabeleceu o imperativo categorico, que resumiu na sentença:

Acima de mim, o ceu estrelado. Dentro de mim a lei moral

Referia-se a força interior que nos impele a agir, mesmo quando a luta eh desigual, e a batalha parece perdida. Posto que, para manter viva a esperança, sempre ha de haver mulheres e homens que temem menos a derrota do que enfrentar a lei moral que trazem dentro de si.   


Nenhum comentário: