27 julho 2011

Chefe, Corre Que A Policia Vem Ai

Era uma vez um mendigo que morava debaixo de uma sacada. Samuel era um piedoso judeu que, todos os dias, religiosamente, dava-lhe uma generosa esmola.

Sucedeu, porem, que Samuel teve de dar uma noticia nao muito boa ao desafortunado:

- Meu amigo, vou ter que cortar pela metade a esmola, pra ajudar meu filho, que vai casar - disse meio constrangido.

Surpreendente foi a resposta do mendigo, sem pestanejar.

- Ah, vai casar...pois ele que gaste o dinheiro dele, e nao o meu!


A arrogancia, quando desenfreada, nao encontra limite nem na sarjeta. Certa vez, o dr. Lastforever, que era um poço de vaidade, disse ao distinto publico, num coquetel a homenagea-lo:

- Ha metodo em tudo. Na mendicancia e no modo como se recolhe o lixo.

E concluiu:

- Eu, se fosse lixeiro, seria o melhor lixeiro.

E o distinto publico aplaudiu lindamente o chefe. O dr. Lastforever estava seguro de que seria aplaudido no final, nao importando a bobagem que dissesse. Mesmo assim, caprichou no discurso.  No entanto, esqueceu-se de uma profissao, que  exige mais metodo ainda, chegando quase a ser uma arte, e perto da qual a mendicancia eh uma nobreza. Os que exercem a profissao esquecida, o poeta Dante colocou-os num dos mais profundos circulos do inferno.

 Seria ele tambem o melhor, na profissao que leva direto a danaçao eterna... Dificil apostar, pois ali mesmo, no coquetel, havia concorrentes peso-pesados.

Quando alguem lhe apresentava uma ideia melhor, corrigindo-lhe um erro, o dr. Lastforever replicava com um sorriso de meia boca, pois jamais incidia em erro: 

- Voce nao esta de todo errado, mas...

Um dia veio em que o caldo entornou. Apareceu um procurador amalucado, ja nao se recorda do que nem de onde, para tomar a termo um depoimento do dr. Lastforever, conforme previamente combinado. 

Contudo, o dr. Lastforever havia mudado de ideia. Koyanicovz o convencera de que seria uma cilada - e nao estava de todo errado.

 Quando ouviu da secretaria que o depoimento nao poderia ser dado, em vista de um compromisso inadiavel do chefe, o procurador virou bicho:

- A senhora me diga a-go-ra onde fica o gabinete dele. 

Juntando os pulsos, fez sinal para a dupla de policias a paisana que o acompanhava.

- Vamos prender, podem algemar. 

Acompanhava ainda o procurador uma numerosa trupe: queixosos, ofendidos, advogados e - o pior de tudo! - a imprensa. Holofotes, cameras e toda a parafernalia.  Os fotografos ouriçaram-se e tomaram posiçao, quando viram a policia sacar as  algemas. 

Assistindo a tudo pelo monitor, o dr. Lastforever viu quando o procurador tomou o rumo do gabinete, seguido pela policia. As images no monitor iam crescendo mais e mais: 

- Chefe, corre, corre, que vao te prender - alertou um adjunto. 

O dr. Lastforever deu de mao no casaco e, rapido como quem rouba, correu ate o elevador privativo, indo esconder-se alguns andares abaixo. 

Se fosse um velocista, posto que em  correr ha metodo, ele seria tambem o melhor. 
   

Todos os nomes constantes neste texto sao ficticios. Qualquer semelhança com nomes de pessoas reais tera sido mera coincidencia.


Nenhum comentário: