13 julho 2011

Sob o Comando do Olhar - Escrevendo Com os Olhos


O astrofisico ingles Stephen Hawking e  seu computador especial.


Alguns amigos me escrevem pedindo para eu contar como funciona o computador que me permite escrever com os olhos.

Um instante antes de desvendar os misterios dessa curiosa tecnologia, confesso que me impressiona muito mais ler com as maos do que escrever com os olhos. A habilidade de usar o Braille para ler tao ou mais rapido do que fazemos com os olhos permanece, para mim, um misterio insondavel. O bicho-homem parece nao ter limites para se adaptar as situaçoes mais adversas.


Prossigamos: a tecnologia que poe o computador sob o comando dos olhos faz parte do sistema chamado Eye Response Technology.


Uma potente camera emite um facho de raios infravermelhos nas pupilas. Eh feito um rapido processo de calibragem de 30 segundos, e o computador esta dominado. Nao apenas para escrever, mas ainda para navegar nos menus do windows, fazendo tudo o que eh possivel fazer num computador: navegar na web, realizar transaçoes bancarias, escrever e falar nos chats etc.

Escrever com os olhos num espaçoso teclado virtual resulta mais rapido do que digitar, nao somente pela maior agilidade dos olhos, mas tambem porque o teclado virtual oferece opçoes de autocompletar palavras e mesmo frases. Um breve exemplo: se eu digitar as letras OL, uma das opçoes oferecidas sera: OLA! Se eu aceito esta opçao, imediatamente aparecem algumas frases completas contendo a palavra OLA. Uma das frases pode ser: OLA! COMO VAI...Por obvio, a logica subjacente eh: nao perca tempo - digite duas ou tres letras e ganhe uma frase completa.


Ao contrario do que se pensa comumente, nao existe necessidade de piscar para acionar o cursor, o que seria equivalente ao clique nos mouses de mao. Basta apenas olhar para o local desejado e instantaneamente o comando eh acionado.  

 O computador tambem fala, e nisso nao ha novidade, ja que qualquer pc pode fazer o mesmo, se contiver um programa de voz. Meu computador usa o sistema de voz compativel com SAPI5, que corresponde  a voz natural das pessoas. Ha muito ficaram para tras aquelas vozes robotizadas,meio esquisitas, que causavam estranhamento ao ponto de tirar a naturalidade de uma conversa.


Antes da chegada do computador, meu caçulinha de 4 anos - por nao estar alfabetizado - nao conseguia falar comigo. Quando o computador made in USA chegou, necessitei de uma semana para doma-lo. Lembrarei para sempre o espanto do Mateus quando me ouviu pela primeira vez:

- Mateus, querido, quer bater papo com o papai...

Em vez de me responder, respondeu e saiu correndo pela casa, anunciando :

- O papai falou comigo...falou comigo!

Foi entao que compreendi que, no meu caso, a bonita maquina que me obedecia aos olhos era muito mais do que uma maquina, era praticamente um orgao externo de meu corpo. A felicidade de um menino de quatro me ensinou mais do que o extenso manual em pdf que tive de debulhar. La vie est belle!

Para quem quiser saber mais:

Nenhum comentário: