10 agosto 2011

Quem Não É Bandido É Ladrão


Leão contra o crime
Deu num jornal do Rio Grande do Sul, a long time ago.

"Ex-corregedor-geral da Receita Federal, Moacir Leão, que por três anos atuou contra a corrupção, criou um blog,no qual constam dados de sua carreira e algumas críticas aos políticos brasileiros envolvidos em falcatruas. Também se nota esta foto, onde Leão é visto sendo guarnecido pela Polícia Federal, devido aos importantes documentos que carregava. É dele esta frase: " O autor deste blog andou muito pelas ruas do Rio em busca do dinheiro roubado pelo propinoduto. Sob ameaça de um “tiro na cabeça”, olhei para a direita. E se a bala viesse pela esquerda, como veio a maior quadrilha da república?" Para quem quiser saber mais, acesse: http://moacirleon.blogspot.com/ "

"Quem não é bandido é ladrão"

O poeta Jaime Caetano Braum foi declamar em  Santiago, no interior do Rio Grande do Sul. Na praça do centro, uma multidão o aguardava. O poeta destemido era dono de um sotaque carregado mesmo para os gauchos. Gostava muito de ser provocante e inticar com o povo. Iniciou o show com esta sacada:

Santiago do Boqueirão/
Santiago do Boqueirão/
Aqui, quem não é bandido é ladrão/

Estupefato, o povo ia passando da surpresa à ira, enquanto o poeta repetia os versos com maior ênfase.
Antes que o mais furioso jogasse nele a primeira pedra, já empunhada para lavar a honra, no que seria imitado por outros tantos - num breve instante o poeta arrematou:

Mataram minha saudade/
Roubaram meu coração/
E o povo todo veio abaixo, numa explosão de palmas e alegria.

Nenhum comentário: