23 agosto 2011

O Manual Do Corrupto

Um distinto cidadao enviou-me um texto interessante, a que deu o nome de Manual do Corrupto. Manual do Corrupto! Pouco falta para regulamentar este oficio. Todavia, permanece misterio se o autor eh do bem ou eh do mal. Se adquiriu a sapiencia enfrentando a corrupçao ou chafurdando nela. Por certamente antever que essa duvida viria a lume, nosso, sabe la!, valente ou pusilanime autor houve por bem esconder-se por detras do anonimato. O  enigmatico doutor em corrupçao anuncia os dez mandamentos, como se fosse Moises descendo do Sinai, apos ser encurralado entre o mar e as tropas do farao. Moises abriu o Mar Vermelho para seguir no rumo da Terra Prometida, onde correm leite e mel. O manual pretende abrir o mar de lama para dar passagem aos medonhos, rumo a terra de ninguem, onde correm muita grana e impunidade. Com algumas modificaçoes de estilo, ei-lo, nu e cru:

I - Se voce nao ajuntou um milhao, ainda nao eh corrupto, e sim aprendiz de feiticeiro. 

II - Se ja ajuntou o primeiro milhao, voce bem sabe quanto estresse teve para esta conquista. Voce ja pode pagar um bom advogado, se a coisa ficar preta, pois a profissao eh de alto risco. Avance com cuidado e nao desobedeça jamais aos mandamentos a seguir. 

III - Nao ostente, que isso eh coisa de babaca e de deslumbrado. So serve para atrair a inveja de vizinhos e de colegas, que sao fonte de denuncia. O perigo mora ao lado. Se voce tem um velho Fiat Tipo, fique com ele. Os vizinhos e colegas ate podem acha-lo excentrico, mas jamais colocarao sua honestidade em duvida.

IV - Nao conte nada para sua mulher. Toda mulher eh uma ex-mulher em potencial, e muitos dos nossos ja cairam em desgraça por confiarem na solidez do matrimonio. Idem, ibidem, se voce eh uma corrupta casada: deixe o marido por fora. Em resumo, se o bicho pegar, os consortes agradecerao por nao os ter transformado em cumplices, e as crianças terao quem tome conta delas. Veja o caso de um falecido ex-prefeito de Sao Paulo que acabou na fossa, pedindo dinheiro emprestado para pagar pensao, que lhe custava os olhos da cara.   

V - Voce tem que abolir o telefone para qualquer negocio. Jamais confie em quem esta no outro lado da linha. Quantos corruptos experientes foram parar no noticiario nacional, por terem marcado bobeira ao telefone. Nosso tempo exige cuidado em dobro. Qualquer um tem uma filmadora no bolso. Sinta-se, pois, sempre filmado e gravado. So os paranoicos sobrevivem em nossa profissao. Se o Arruda soubesse, jamais teria embolsado aquela bufunfa!

VI - Nao deixe rabiscos, anotaçoes, qualquer coisa que identifique sua caligrafia, nem em guardanapo de boteco. Se voce eh daqueles que so falam rabiscando num papel, tome a caneta por inimiga. Pois uma pericia grafotecnica da policia faz prova para qualquer juiz condena-lo. (NOTA  DO BLOG: a proposito deste mandamento, veja o post Uma Delegada De Arrepiar.) 

VII - Nao tenha vergonha de bancar o mala.  Pareça conservador nos costumes, fale mal das minissaias e das redes de tv. O moralismo retrogrado vai espantar para bem longe de voce a menor suspeita de ser corrupto. E se precisar, no sufoco, voce podera chamar no inquerito ou em juizo varias testemunhas de santificaçao, que, mesmo nada sabendo dos fatos, dirao: eh uma pessoa boa, dedicada a familia, colega exemplar etc.

VIII - Somente receba propina em casa e a noite. Voce estara protegido pela Constituiçao. Qualquer outro lugar sujeita-o a ser preso em flagrante. Aceite somente uma pessoa para entregar-lhe a mala preta e receba-a longe da familia. Ponha algum som a todo volume, e nao se constranja em revistar o emissario, buscando gravador ou cameras. Nao se ha que falar em delicadeza e bons modos neste submundo. Mande o homem ficar de cuecas, se for preciso. Passe a chave na porta, para evitar uma subita entrada da esposa, que poderia dar azo a mal-entendido.

IX - Nao tenha medo de polemica. Escreva acusando qualquer um de suspeita de desonestidade, menos autoridades com poder sobre voce. Isso lhe dara uma imagem de probidade muito util, embora lhe acarrete alguns inimigos.

X - Saiba a hora de parar. Como dito, a profissao eh de alto risco. Um ditado popular adverte que a raposa tanto foi ao ninho, que um dia perdeu o focinho!  

Nenhum comentário: