02 agosto 2011

O Corrupto Gente Boa Que Se Arrependeu

Nao falemos agora das pavorosas corrupçoes na cidade mais bonita do Brasil.  Falemos das que ainda virao em Brasilia, tao certas como o vaivem do astro-rei.  A certeza da impunidade garante um futuro lindo aos ladravazes da Republica, e nao precisa ser uma pitonisa para prever isso. 

Falemos de o quanto o Fisco pode ser infectado por ladroes, que tomam assento na cupula, nas posiçoes estrategicas, de onde fazem chover dinheiro.

 A impunidade na esfera penal eh espantosa. Apenas 3 por cento dos demitidos por improbidade administrativa ou corrupçao sao condenados e presos. A esmagadora maioria da bandidagem permanece solta. Quem dira entao os bandidos cuja corrupçao foi praticada na cupula. Nenhum tera visto o sol nascer quadrado! A esse respeito vejam o post Cinco Milhoes por um sanduiche.

E quando mais se precisa  de açao, mais surgem embromadores e neofitos, no lugar daqueles que pegam pra capar.

Exemplo disso eh a conversa fiada da correiçao preventiva. Ai esta  o papo predileto dos embromadores: Estamos investindo na prevençao, em vez de puniçoes, dizem, para justificar a queda livre no numero de demissoes. E no entanto, a corrupçao velha de guerra continua mandando bala, ainda mais voraz pelo cessar-fogo declarado por quem deveria investigar e punir. 

 Acreditar que corruptos gananciosos abandonarao os seus oficios, por força de correiçoes preventivas, eh enganar a si proprio e aos outros. A prevençao somente faz sentido para as infraçoes de menor monta, onde nao ha desonestidade, como aquelas puniveis com advertencia ou suspensao. Nao nos casos de improbidade admininistrativa, que levam direto a demissao. Salvo quando o ato de desonestidade eh apenas aparente, comprovada a boa fe do funcionario. Nao se conhece melhor exemplo dessa exceçao a regra do que o sucedido com os Analistas do porto de V., tratado no texto Como Nao Entrar numa Fria...

O mais eh discurso para incensar os ladroes da Republica. Bem ao gosto daquele ministro fujao, que largou tudo de novo e foi curtir seus 20 milhoes mal havidos.    

Nenhum comentário: