12 julho 2011

Quem Sao os Amigos da Onça!

A corrupção é a maior praga nacional. É preciso destruí-la. Mas Como? Fazendo discurso pó-de-arroz, seminários de ética e passeatas?  Não. É dessas coisas que os corruptos gostam.

Corrupto detesta mesmo é investigação, prova e punição. Por isso, vai a seminário de ética, aplaude entusiasmado quando não chega mesmo a discursar; "meninos, eu vi", ninguém melhora nem morre de tomar placebo. Com tantos amigos da onça fazendo embromação, urge perguntar? "Onde está o inimigo do bicho?"

Quem não quer combater a corrupção faz apenas seminário de ética. Rola o maior blá-blá-blá, enquanto a roubalheira segue firme e impune. Uma das medidas urgentes para se combater a praga nacional é identificar os órgãos a quem compete a tarefa e, apesar disso, mantem-se inoperantes.

Comecemos por exigir ampla publicidade à estatística de punições deles a cada período, compará-las com as de outros órgãos análogos e estabelecer uma espécie de produtividade de curva forçada para os burocratas que só fazem relatórios chinfrim, enquanto as ratazanas roem o dinheiro público bem debaixo do focinho deles.

Já que roubar é uma realidade, deixar de apurar e punir só pode ser a outra face da corrupção. Deveriam ser extintos alguns órgãos que não fazem nada e nem querem saber de fazer, como demonstrado pela estatísticas dos resultados míseros. Cito como exemplo de inutilidade a Comissão de  Ética  da Presidência da República, que revelou o quanto é capenga quando se trata de investigar  ministro acusado de ser corrupto. Não contentes com não fazer nada, ainda viram advogado de defesa do suspeito. Amigos da onça!

Nenhum comentário: