04 julho 2011

Mete o Ferro. Mete o Ferro!



Os acontecimentos que levaram a prisao de Albertoni Thethief (veja post anterior) criaram para a Corregedoria uma obrigaçao a mais. E acabariam levando o Corregedor e seu substituto a pedirem pra sair.   


Eh que Albertoni havia deixado sob suspeiçao seus colegas da delegacia da Receita de Brasileia, ao dizer que a propina de 180 mil seria dividida entre mais gente. Era mentira, como se comprovaria.  


- Voce leu esta parte da degravaçao de Albertoni...ele enlameou todo mundo na fiscalizaçao.


- Eu li, sim - respondeu M. Leon a Koyanicovz. Duvido que seja verdade.


- Verdade ou mentira, vamos ter que fazer uma auditoria por la - disse o Corregedor. O que Albertoni disse se equipara a uma denuncia - e nao investigar isso seria omissao.


Koyanicovz tinha razao. Ligou para o dr. Lastforever, que ja sabia de tudo.


- Dr. Lastforever, bom dia. Vou direto ao assunto: a Corregedoria vai ter que investigar a delegacia de Brasileia. Somos obrigados a isso.


- Mete o ferro - disse o dr. Lastforever. Mete o ferro!


Tendo entendido que o mete o ferro era um sim, Koyanicovz convocou cinco Auditores-Fiscais de Sao Paulo para o trabalho. A equipe havia chegado na segunda, e os trabalhos começariam no dia seguinte.

Mas, de subito, tudo mudou. Pouco antes de a auditoria ter inicio, Koyanicovz recebeu uma ligaçao - era do dr. Lastforever.

- Koyanicovz, suspende essa auditoria, ate segunda ordem.

- Certo, Secretario - ficamos entao aguardando. A equipe de Sao Paulo ja chegou.

Na terça, nada de segunda ordem. Deu quarta, e nada. Cinco pessoas sem ter o que fazer havia tres dias, cujo constrangimento nao disfarçavam, pois recebiam diarias corridas.

Deu quinta, e nada. Ao final do expediente, estando a sos com Koyanicovz, M. Leon disse:


- Zeca, voce teve a autoridade pisoteada. Tem que pedir pra sair do cargo agora mesmo. Ou fica desmoralizado.


- Concordo. Estive pensando e nao vi outra soluçao. Nao sei por que ele deu pra tras - disse o Corregedor.  

- Nem eu. Mas o que importa eh a consequencia. A Corregedoria nao sera mais a mesma, se permitirmos essa ingerencia. Eu ja redigi meu pedido de exoneraçao, vamos sair juntos - disse M. Leon.   

- Certo. Vou tambem fazer o meu agora mesmo. 

E assim sucedeu. Na sexta daquela semana, Koyanicovz e M. Leon deixaram com a secretaria do dr. Lastforever os pedidos de exoneraçao da funçao de Corregedor-Geral e de Corregedor-Substituto.

Em ambos os pedidos estava escrito o fundamento: nao se coaduna com nossos principios e conduta etica prosseguir a frente da Corregedoria a partir desta data.  

O dr. Lastforever somente chegaria na segunda-feira seguinte. Recusaria os dois pedidos de exoneraçao.

Assim - com ou sem segunda ordem -  seria feita a auditoria, ao final da qual se comprovou que os funcionarios da fiscalizaçao da Receita de Brasileia trabalhavam honestamente. Como eh no Pais inteiro: uma ampla maioria de pessoas honestas, sentindo-se envergonhada pela bandidagem dos que ja nem vergonha sao capazes de sentir, mesmo quando algemados em frente as cameras de tv.  

Nenhum comentário: