03 junho 2011

O Dia Em Que Rachid Pediu Socorro a Palocci



Certa vez, uma jornalista do SBT me perguntou, na sede da corregedoria, por que raios o ministro Palocci nao estava me apoiando.
- Nao sei, respondi. Que tal perguntar isso a ele...
Mas a moça insistiu: Corregedor, a que o senhor atribui tanta resistencia ao seu trabalho...
- Olhe, disse eu. Estamos investigando fraudes milionarias. E quando sao fisgados tubaroes, as aguas do mar ficam agitadas.
Naquela mesma noite,o Boris Casoi abriu o jornal com a manchete: CORREGEDOR DA RECEITA NAO TEME INVESTIGAÇOES E DIZ QUE AGUAS ESTAO AGITADAS PORQUE A CORREGEDORIA ESTA FISGANDO TUBAROES.
Pronto. Duas ou tres semanas depois, Palocci me convocou para uma reuniao. Chegando no quinto andar do MF, la estava Palocci, com seu ajudante de ordens, alem do ex-procurador da PGFN, Manoel Felipe e do proprio Rachid.
Nao sei se fora entao  impressao minha, mas todos ali  estavam com cara de poucos amigos. Preparei-me para atravessar o corredor- polones! 
Entretanto, apos falar sobre as vantagens do trabalho integrado e harmonico, o ministro passou-me a palavra.
- Ministro, disse eu. Somente me ocupo de investigar as corrupçoes. Estamos com varias frentes abertas: no Rio, caso Propinoduto, em Sao Paulo e Brasilia, alem de dezenas de outras localidades. Foi entao que Palocci inquiriu Rachid:
 - Que ha contra o Corregedor...
Meninos, eu vi! O Rachid saiu-se com esta: Ele, o Corregedor,  disse que ta fisgando tubaroes.  Exijo que ele declare em nota publica que eu nao sou tubarao fisgado.
Mal pude conter a gargalhada. Mas me aliviei sorrindo e pude ver um sorriso contido em todos.
Rachid tinha enfiado a carapuça, ops, a couraça do tubarao. Vejam o poder de uma metafora!
Respondi que nao faria nota alguma sobre a pescaria do Rachid. Que era absurda a exigencia dele, visto que nao era ele a quem eu me referia, e sim aquela  penca de autorides entao investigadas. E que acabariam por ser demitidas.
Houve concordancia com a minha recusa. E Rachid nada mais disse nem lhe foi perguntado.
Com o que Palocci deu a reuniao por encerrada. Foi a reuniao mais engraçada de que participei. E o comediante foi justamente quem, no principio, estava mais emburrado.

2 comentários:

Maria Liège disse...

Sabe, Moacir, sua literatura (os seus "causos") interessam-me mais do que Os Maribondos de Fogo.

Você merece se tornar imortal.

Maria Liège
Brasília

Moacir Leão disse...

Fico satisfeito pelo seu interesse nos meus causos, Maria Liege. Conto-os para divertir os leitores e a mim proprio. Agradeço o elogio. Um abraço.