25 junho 2011

O Homem Que Sabia Demais



Nos proximos posts comentarei uma das maiores fraudes que se tentou contra a Receita Federal e contra a economia popular: a importaçao, aos milhares,  de maquinas de jogos de azar, pura vigarice em que se fez da nomenclatura a vara do mago Merlin, para transformar  aquelas coisas da jogatina, esfuziantes, piscantes e multicores em - vejam so! - computadores, meros computadores. 

Era fraude do tipo legislaçao vendida.  Somente nao se consumou graças a resistencia isolada de um Auditor-Fiscal,num aeroporto da cidade maravilhosa.

Um dia, o dr. Medicina foi chamado pelo chefe, la no setimo andar. O dr. Medicina pegou este apelido por sempre ter a mao um remedio para as dores de cabeça do chefe. E naquele dia a dor de cabeça era esta:

- Boa tarde, chefe. As ordens.
- Dr. Medicina. Voce sabe que eu sou contra essas coisas de bingo, caça-niqueis e todo tipo de jogo de azar.
- E eu nem se fala, chefe. Alias isso dai ta proibido - e muito bem proibido - de importar.
- Verdade, meu caro Medicina, verdade. Mas eu nao sou contra os computadores.
- E eu nem se fala chefe!
- Pois olhe: a maquina de jogo hoje evoluiu, tem chips, processadores, memorias e ate ventoinhas. Pra mim esse troço ja eh um computador...
- Chefe, como eh que eu nao pensei nisso antes!
- Entao pronto, Medicina. Temos uma consulta aqui da FEBRASORTE.  Vamos ter que dar uma soluçao rapida...
- Sim, chefe. E digo mais: eh tudo computador.
-Good boy!


**************



Fica como recomendaçao de leitura imperdivel uma obra chamada A Arte da Prudencia.


1) "Tolo não é aquele que faz uma tolice, mas aquele que não sabe disfarçá-la".
2) "Se é preciso ocultar os sentimentos, ainda mais os defeitos. Todo mundo erra, mas com uma diferença: os sábios encobrem até os erros, e os tolos falam até daqueles que estão para cometer. Para a reputação, mais vale o recato que o fato. Se não pode ser casto, seja cauteloso. Os descuidos dos grandes são observados de perto, a exemplo dos eclipses do Sol e da Lua. Não devemos confiar nossos defeitos nem aos amigos, nem a nós mesmos, se fosse possível. Aplica-se aqui outra regra do bem viver: saber esquecer"

3) "A boa conduta acabou, as obrigações agora não são pagas, e poucos dão aos outros o tratamento que merecem. Os serviços melhores recebem a pior recompensa; é o costume no mundo todo. Existem nações inteiras inclinadas a proceder mal. De muitas, teme-se a traição; de outras, a inconstância; e de outras ainda, o logro. Repare na má retribuição, não para imitá-la, mas para se acautelar, pois poderá ter sua própria integridade arruinada de tanto ver o mau comportamento dos outros. Mas o homem honrado não se esquece de quem é em função do que os outros são".


4) "A prudência é reconhecida pela seriedade e granjeia mais respeito do que o talento. Quem vive brincando não é um homem que mereça confiança. São comparados aos mentirosos e nunca lhes dão crédito. De um tememos a trapaça, do outro, a zombaria. Nunca se sabe quando estão exercitando o juízo, o que equivale a não tê-lo. Não existe humor pior do que o contínuo. Alguns ganham a fama de espirituoso e perdem a de sensato. Há momentos para o riso, mas o resto do tempo pertence à seriedade".

***
O autor das sentenças acimas, de grande expressividade e sabedoria, é o jesuíta espanhol Baltasar Gracián, que pontificou no século 17. Enfeixou numa pequena obra-prima intitulada "A Arte da Prudência" considerações sobre a vida familiar, social e política. Muitos o consideram o maior prosador da língua espanhola, haja vista o estilo, a um só tempo literário, sóbrio e profundo de suas obras.

O pequeno livro é leitura obrigatória para pais, educadores, vizinhos, amigos, amigas homens e mulheres de negócio, políticas e políticos - enfim, para todos. Obra elogiada por Schopenhauer e Nietzsche, o primeiro considerando-o "único, e o segundo, coisa extremamente refinada, o pequeno livreto fica, pois, como recomendação de leitura aos dez amigos e leitores deste blog.
"A Arte da Prudência" pode ser adquirida nas "boas casas do ramo".

Nenhum comentário: