06 junho 2011

A Dama e o Vagabundo


Ocorreu-me esquecer de dizer no artigo anterior que, alem de brilhante jornalista gaucha, a senadora Ana Amelia Lemos tambem eh uma verdadeira dama.
Quando Corregedor da Receita, concedi a ela uma longa entrevista para o Canal Rural. Surpreendeu-me o vasto conhecimento da jornalista sobre a corrupçao.

Reparado o lapso, vamos a historia de hoje. 




Quando terminou meu mandato na Corregedoria da Receita Federal, recebi um convite do ministro Jorge Hage para trabalhar na Controladoria-Geral da Uniao. O dr. Jorge, averso a corrupçao,  era um entusiasta do nosso trabalho na Corregedoria. Apesar do notavel saber juridico, tinha ele a humildade de nos pedir sugestoes de reestruturaçao da CGU.

Com a inestimavel ajuda de alguns colegas,  apresentei  um projeto de reestruturaçao da Controladoria, cuja enfase estava na independencia e no mandato fixo para as autoridades a quem caberia instaurar processos de investigaçao. 

Dito mais precisamente:  na epoca, o dr. Jorge ainda nao era o ministro, e sim o dr. Valdir Pires. Convidados, la fomos nos, o dr. Jorge e eu, ate a sala do ministro. A conversa andou sobre as formas de combater a corrupçao e de minha possivel contribuiçao com a CGU.

Despedimo-nos do entao ministro, que, ingenuamente, tinha aventado, ao final do encontro, a hipotese de consultar Palocci sobre minha cessao a CGU.

Enquanto caminhavamos rumo aos elevadores, eu disse ao dr. Jorge:
 - Nao vai dar certo. Palocci vai me vetar. Ele quer me ver longe das investigaçoes.

 O dr. Jorge, sabendo das dificuldades que a Corregedoria enfrentava junto a Palocci e Rachid, respondeu-me algo assim:

 - Vamos tentar, Moacir, as vezes o inesperado acontece.

Nao aconteceu. O veto do entao ministro da Fazenda ao meu nome veio como previsto

 Apos a violaçao do sigilo bancario do caseiro Francenildo e da chuva de dezenas de milhoes de reais no quintal do Palocci, fato que o torna o consultor mais bem sucedido do Brasil - e talvez do mundo - eu entendo ainda mais claramente as motivaçoes dele.  

Hoje, supondo que o veto pudesse ser materializado numa folha qualquer de papel, eu o colocaria prazerosamente no curriculo e, quiça, emoldurado na parede, como uma especie de Honra ao Merito. La roue tourne!

Por tudo que ja se viu, se a presidenta Dilma Roussef nao mandar Palocci pedir pra sair, ou demiti-lo ela mesma, vai-se arrepender amargamente, pois suspeito que ha mais escandalos por emergir dessa fossa repugnante.  Escandalos que manterao o governo refem da agenda negativa, que marcarao a ferro e fogo a administraçao da presidenta com a marca da leniencia e da indecisao.   

Um comentário:

Antonio Roberto disse...

Taí, Dr. Moacir, o Palocci - mais uma vez - correu da raia, mas, em que isso nos beneficia, a nós, 190 milhões de otários pagadores de impostos ? Ele e outros condestáveis dessa Corruptocracia como o "cumpanhero" de armas de D. Dilma, Zé Dirceu continuarão pelaí nas esquinas sórdidas do governo, traficando influencias ne negociatas altamente lesivas ao povo brasileiro. Não muda nada. Ele só fez voltar para a sombra.