08 setembro 2011

Corruptos Em Pele De Cordeiro

Alguns precipitados, que desconhecem os fatos e passam ao largo da mais minima informaçao, logo-logo poem a cabeça para fora da toca e acabam  prestando solidariedade a delinquentes. Depois, quando o peso da  verdade tomba-lhes sobre a cachola, ficam com uma cara de tacho de dar piedade: ah, eu nao sabia...se soubesse nao teria entrado nessa fria - dizem, exibindo um galo no cocoruto. Essa postura eh antipoda a de um bom Auditor-Fiscal, cujo mister eh trabalhar com provas e processos, e somente manifestar-se com conhecimento de causa.  Ou proceder como fez uma brava colega, como veremos adiante.

Ha tambem casos, desculpaveis, em que o coraçao fala mais alto, pelo convivio diario com o colega preso ou processado pela corregedoria. Vou citar, entre tantos, dois exemplos: um delegado no Rio, surpreendido em falcatrua, foragiu-se para escapar da cadeia. Depois, entregou-se, cumpriu uma preventiva e, solto, saiu tinindo para ir a forra contra mim. Organizou abaixo-assinados manifestando solidariedade a ele mesmo e repudio ao  corregedor abusado, que tudo fazia so pra se exibir. Chegou ao extremo de propor uma comissao de sindicancia, na delegacia sindical do Rio de Janeiro, para investigar-me a conduta. Epa! comissao investigadora dentro de sindicato, para investigar autoridade publica, eh o mais longe que a sandice permite ir. Contudo, sendo certo que nunca fui notificado da tal sindicancia, suponho que tenha prevalecido o bom-senso na DS do Rio, e terminado em fumaça a aberraçao. O delegado teve menos sorte do que outros  corruptos e nao logrou safar-se: acabou sendo demitido da Receita.

Ah! Os solidarios de primeirissima hora! Sao eles os arrependidos da undecima! Somente nao publico a lista dos assinantes solidarios, que guardo em meus alfarrabios, pelo constrangimento que poderia causar a tantas pessoas decentes. Algumas das quais tiveram a gentileza de enviar-me mensagens, desculpando-se pelo engano na chancela.

Vejamos o exemplo do coraçao falando mais alto: quando o Auditor Albertoni Thethief, subchefe da fiscalizaçao da Receita de Brasileia, foi preso em flagrante no estacionamento de um shopping, dezenas de colegas afluiram as audiencias no Judiciario, prestando-lhe solidariedade. Eram todos de boa indole, a crerem que Albert e o comparsa haviam sido vitimas de uma cilada.  A tal ponto chegava a solidariedade no tribunal, que, certa vez, colegas da corregedoria e eu tivemos de ouvir um sussurro disparatado do policial-chefe: Ta moleza pra voces pegar o resto da quadrilha. Ta bem ali, oh! - disse, apontando para cerca de uma duzia de Auditores. O policial ignorava que o coraçao falava mais alto, levando pessoas integras a solidarizarem com criminosos, tao-somente por desconhecerem os fatos.

A proposito, anteontem recebi da colega Zaelite um e-mail contendo varios recortes dando conta da repercusao que teve, no Espaço do Auditor, o artigo
Delegada da Receita Entrega Toda a Quadrilha, o que me alegra, porquanto ali estao narrados fatos verdadeiros. Nao obstante a colega nada me tivesse dito a respeito, pareceu-me que ela foi patrulhada, apenas por ter publicado o link do artigo. Gente de miolo mole pressurosamente lhe indagava sobre o porque de ter colado o link, e qual a opiniao dela a respeito.  Receberam uma resposta lapidar: nao tenho opiniao, porque nao sei dos fatos! Mas os patrulheiros, se instados a dar sua opiniao ante igual provocaçao, eh bem provavel que a dessem, expondo assim o seu despreparo para tratar de materia grave, cujos fatos desconhecem totalmente. Um escreveu algo assim, feito testemunha de santificaçao:

Nao conheço fulano, mas hipoteco minha solidariedade a ele. O Moacir Leao nao tem o direito de trata-lo como bandido.

 Que pena! Voce nao conhece fulano nem o que ele andou fazendo! E mesmo assim, esta ai a hipotecar-lhe solidariedade leviana, arriscando-se a incinerar a mao.  Entao, de licença, que eu conheço o fulano e os crimes dele. O fato de ter-se safado da expulsao e, quiça,  das grades, so indica que teve mais sorte no submundo da corrupçao. Mas de modo algum vale mais do que os 200 demitidos por açao da corregedoria entre 2003 e 2005. Ora, bolas! nao podendo ajudar, faça-me o favor de nao atrapalhar.  Evite fazer o que eh interdito a todos, desde crianças, especialmente as crianças: hipotecar confiança a  desconhecido.

Para evitar constrangimentos aos que linkam meus artigos no Espaço do Auditor, pretendo habilitar-me a postar, eu mesmo, os links do blog. E o faço pensando na larga maioria dos colegas que tem mostrado interesse em conhecer a verdadeira historia dos crimes na Receita, contada por quem conhece um pouco dela. Ja vou antecipando que nao darei trela a corrupto nem aos 3 ou 4 parlapatoes barulhentos, que infestam o forum da categoria como uma praga.

 Tampouco esse blog oferece direito de resposta a corruptos malcriados. Vai tudo o que me enviam, as dezenas, toda semana, direto pra caixa de spam, e dai para o lixo. Vez que outra, quando me desejam melhoras, em nome do Altissimo, publico com muito gosto, posto ser bom tudo que O invoca, ainda que venha pelas maos sujas dos adoradores da grana.

Nenhum comentário: