23 setembro 2011

O Genio Da Bola E Sua Tragedia

Ontem, vi publicado no facebook de um jovem, que nao tera ultrapassado os vinte e poucos anos, o seguinte comentario: Sabio eh aquele que conhece os seus proprios limites. Viu, dr. Socrates pre-cirrose...


Ocorreu-me entao lembrar um filosofo da pesada e de um antigo compositor. Nao recordo com exatidao a letra da musica, mas retenho dela alguns fragmentos, sobreviventes ao tempo - o senhor do esquecimento -  que tento resumir, ainda que me falte o talento do artista. Dizia ele: quando criança, sentia-se um homem e entendia tudo. Quando homem, sentia-se uma criança e nao entendia nada.


Socrates, o filosofo, foi considerado o mais sabio dos homens, justamente por compreender  o tamanho descomunal de sua ignorancia, a ponto de tornar desprezivel o seu conhecimento. Dai a famosa exclamaçao do sabio: So sei que nada sei. Eh muito parecida com a do cantor da jovem- guarda: Sou uma criança, nao entendo nada!


Conhece-te a ti mesmo, ainda ensinava o mais sabio dos homens a alunos como Platao, que o admirava espantosamente. Eh bem provavel que, perguntado se teria conhecimento de seus proprios limites, Socrates tivesse declinado na resposta: Nao, ainda nao me conheço! Ante um universo ilimitado de coisas que desconhecemos, somente os tolos ou os muito jovens sentem-se seguros de ter o conhecimento sobre si mesmo e o mundo. Ja fui jovem, eu sei! Nao censuro o garoto do facebook, porque tambem eu sentia-me dotado de tantas certezas, que me permitiram igual crueldade ou ainda pior! 


Por ignorados motivos, o conhecimento nao nos torna imunes aos vicios mortais. O genio da bola, dr. Socrates - a quem os brasileiros devem tantas alegrias - sucumbiu a marvada, mesmo sendo medico, conhecedor dos efeitos do alcool sobre o figado. E assim tantos como ele sucumbem as  drogas, que espreitam por vitimas nos quatro cantos do mundo, em especial os jovens e adolescentes nas escolas, enchendo de pavor e de medo o coraçao dos pais.


Assim vai escrito no mais sabio dos livros: Ha um tempo para tudo - tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar. Portanto, deixemos os jovens no seu tempo. Quando se tornarem mulheres e homens, estarao mais afeitos a compreender o genio da filosofia e o genio da bola.

Longa vida, dr. Socrates, supercraque da melhor seleçao de todos os tempos. Rendemos-lhe graças pela dignidade de ensinar-nos mais um pouco, tornando publica uma tragedia pessoal, de que ninguem esta livre, senao pela ajuda de um anjo-da-guarda.

Nenhum comentário: