12 junho 2006

O Desemprego é Vermelho

Trabalhadores na França em protesto contra a Stora Enzo e o desemprego, no ano passado.

A Stora Enzo, a gigante sueco-finlandesa do papel e celulose, anunciou, ao final do ano passado, na França, na região de Pas de Calais, a demissão de mais de mil trabalhadores, a pretexto de reestruturação e de outras medidas visando assegurar a rentabilidade. Essa peteca eles não deixam cair.
Qual é a finalidade da Stora Enzo? É o lucro, claro. Por lei de mercado, a preservação do meio ambiente é questão secundária para essas empresas, e tende a ser desprezada sempre que o poder público, a quem cabe fiscalizar e punir as agressões à natureza, não age com eficácia.
Aí nos acende o sinal amarelo. Que tipo de contrato haverá com a Stora Enzo e que garantias são exigidas pelo governo estadual? O Poder Legislativo gaúcho agirá como, na fiscalização e defesa dos recursos naturais do estado?
Se o governo Rigotto agir com a mesma moleza que deixa eufóricos os sonegadores que vão e vêm, diariamente, na grande avenida da sonegação-sul, então o aqüifero Guarani está perdido em nossa querência. A gigante do papel vai deitar e rolar. Perguntem aos franceses da foto o que acham do comprometimento social desta empresa, que, numa tacada, jogou mil deles na rua da amargura. É, alguns empregos duram ainda menos do que a natureza depredada.
Sem fiscalização eficaz, não dá. Mas como ter uma fiscalização eficaz, com o governo Rigotto? Voilà la question avant tout. O governicho, se permite derrubar a arrecadação gaúcha "assim no más", muito mais fará vista grossa para a derrubada irrecuperável das árvores virgens.
Fica matreiro, gaúcho.

Nenhum comentário: