28 setembro 2011

O Terror No Brasil




Bagdá-Brasil: O Terror chegou, brava gente brasileira!


Pobre São Paulo, pobre Rio, pobre Brasil. O ônibus aí do alto, as imagens de homens e mulheres, velhos e crianças retornando nesse dia a pé para suas casas lembram-me um pouco o 11 de setembro nos Estados Unidos. Quem se atreve a subir num coletivo que pode explodir de uma hora para outra, bastando os bandidos quererem?

Chocaram o ovo da serpente, e ei-la entre nós, picando com veneno letal. Mauricinhos de classe média, cineastas e artistas romantizaram em prosa, imagens e versos a vida de bandidos “herois”, e ei-los aqui, matando cruelmente no atacado. Nada surpreende o sucesso enorme de Tropa de Elite I e II. Pois o diretor Padilha corajosamente quebrou a perversa rotina do cinema brasileiro, de glamurizaçao do mal. Tropa de Elite mostra bandido como bandido e nao como vitima social, licenciado para traficar, assaltar e matar.  

Nessa onda de bandido-heroi foi que São Paulo virou Bagdá. Já temos nossos enterros coletivos do dia. Não exagero: olhem as ruas da cidade do Adoniram Barbosa e vejam se não é o PCC quem está governando o direito de ir e vir das pessoas, determinando o modo como elas vão e vem.
Aprendemos nas universidades brasileiras, contaminadas  pela propaganda ideológica, que devemos assumir nossa culpa pelos excluídos que ferem e matam. Pura ideologia falaciosa. Que culpa temos pelos bandidos que escolheram roubar e matar...Contudo, quem quer que se insurgisse exigindo a aplicação da lei contra os malfeitores – esse era imediatamente repelido como conservador e direitista. Ora bolas! Bandido bom quer dizer bandido preso e pegando no batente. O que passa dai vai por conta da tagarelice.  

Um comentário:

Moacir Leão disse...

Veleu, Claúdio. Andamos no caminho das pedras, mas o imperativo moral atendido a todos nos reconforta.