10 novembro 2011

Todos Gritam E Ninguem Tem Razao


Em casa onde falta pao, todos gritam e ninguem tem razao - diz um ditado russo.  Um punhado de dias atras, li no questionado, vociferado, sempre indignado, mas nunca camuflado site Cabresto Sem No uma carta do Analista Altamiro Campos. O colega convida-me a vasculhar alfarrabios que ja nao mais guardo comigo. Eram-me apenas lembranças desbotadas nos desvaos da memoria. Desbotadas para mim, nao para o Altamiro, que na carta trata de avivar-me com tinta fresca cada detalhe do passado. Com o que fica comprovada a sabedoria chinesa, a atestar que um homem somente perde a memoria de fato, quando nao mais lembra quem lhe pisou nos calos. Ja para os que pisoteiam, o comum eh esquecer.

O colega queixa-se, com razao, de um erro terrivel que a direçao do Unafisco Sindical cometeu, no bienio 1993-1995.  O erro foi posicionar-se contra o aumento de salarios dos Analistas. Depois de terem reconhecido pela PGFN o direito a receber RAV igual a oito vezes o maior vencimento basico da categoria, com o ex-secretario Everardo Maciel mandando pagar, os Analistas viram tudo ir  por agua abaixo, com um parecer Conjur-Mare desautorizando o pagamento. Somente apos alguns anos de batalhas no Judiciario, viram o direito deles ser restabelecido. 

Eu, ainda em estagio probatorio, fazia parte da direçao nacional do Unafisco e fui levado de roldao pelo canto das sereias. Canto corporativista irracional, regido por uma liderança sindical fraca, no modo como vejo agora. Contrariamente ao que fez Ulisses, nao me amarrei ao mastro do navio para nao me lançar ao mar, atraido pelo irresistivel coro!

Eh licito um sindicato ser favoravel a reduçao de salarios de outra categoria...Por obvio, nao! Ainda mais porque, alem de injusta, a medida pode acarretar cisma e falta de confiança reciprocos.  Dai a razao do mea culpa! Com a ressalva de que falo apenas por mim, dado que nao tenho mandato para falar pelos demais colegas da entao diretoria nacional. Da mesma forma, nao tenho conhecimento de que colegas tenham batido a porta do Mare para tal objetivo. Apenas posicionarmo-nos contra ja foi erro suficiente.

Por certo, os Auditores tambem viram-se prejudicados por erros da direçao sindical dos Analistas. Reconhecer os erros sem hipocrisia eh fundamental para recuperar a confiança perdida, necessaria para um movimento unitario na Receita Federal ante o arrocho que se anuncia. O tempo esta se fechando com a crise europeia. Nao eh hora de ficarmos todos gritando sem razao, posto que nao nos tem faltado o pao.  

Nenhum comentário: