08 novembro 2011

Corregedoria da Receita Federal Investiga ex-Subsecretario

A corregedoria da Receita Federal abriu investigaçao para apurar eventual trafico de influencia do ex-subsecretario de fiscalizaçao, Marcus Vinicius Neder de Lima. Nao podia ser outra a decisao do orgao disciplinar da Receita, haja vista a gravidade da denuncia trazida pela revista Epoca, em ediçao recente, na materia Um Advogado de Influencia. Ora, foi dormir quando era subsecretario e acordou lobista! Ave Maria!


Eu vinha defendendo, em postagens anteriores, a obrigatoriedade de apurar esses fatos.  A investigaçao, a parte ser ato indeclinavel pela autoridade instauradora, pode ainda refrear eventual mudança de legislaçao, destinada a emagrecer a arrecadaçao federal em alguns bilhoes. Significa que a Receita abriu os olhos, e os fatos estao a luz do dia. Pois desde que o mundo eh mundo, o breu da noite eh o aliado dos que praticam ilicitos de todas as graduaçoes.   


O fato positivo de a investigaçao por em retirada corruptos e corruptores ja aconteceu na Receita, quando uma delegada, no desespero de uma demissao certa, decidiu entregar toda a quadrilha.
Por certo os investigadores terao um trabalho e tanto. Espero que nao se constranjam ou se intimidem. Sendo necessario, convoquem o secretario da Receita para depor. Isso ja foi feito pela corregedoria, pois a ninguem eh dado estar acima da lei e do interesse publico. Acredito que o secretario deveria mesmo ser chamado a esclarecer o porque da ediçao da portaria, cujos reflexos levou a denuncia da revista. Da parte do chefe da Receita, seria uma oportunidade para demonstrar a legalidade de seu ato.


Completa-se a boa noticia com a informaçao de que o Ministerio Publico Federal no DF instaurou procedimento para investigar o mesmo fato.  Amicus Plato, sed magis amica veritas.

Nenhum comentário: