04 outubro 2011

O Campeao Da Corrupçao No Fisco

Os ladravazes no Fisco vem de tempos imemoriais. Porem, ate onde a memoria alcança, vindo em retrospectiva, as fraudes sofisticaram-se a tal ponto, que os corruptos de nossos dias estao a mil milhas de seus antigos colegas de fraque e cartola.

Nao passaria pela cabeça de um corrupto do passado mandar a mulher abrir uma galeria de arte para lavar grana. A arte a tanto se presta, pelo valor subjetivo das obras. Muito menos pensaria um corrupto da Era do Radio em abrir uma consultoria para simular a origem licita do butim. E bem verdade que alguns continuam atuando a antiga, de fraque e cartola em plena Era Digital. Mas o anacronismo volta e meia custa-lhes caro!  Basta uma denuncia e algumas poucas hora de gravaçoes para fulminar  os corruptossauros. Esse foi bem o caso de Albertoni Thethief, o subchefe de fiscalizaçao do Fisco em Brasilia, e de seu comparsa Cesare Levoleur, apanhados quando vendiam uma fiscalizaçao pela bagatela de 180 mil.

Cesare deu um azar danado! O homem havia revertido a aposentadoria, e retornado a ativa. Voltou somente para ser demitido, dado que em menos de trinta dias estava com um inquerito nas costas. Sorte eh algo imprescindivel a todo corrupto, estando certo que a teoria das probabilidades opera em favor da policia. Cesare, decerto enjoado dos estipendios da aposentadoria, desprovidos das comissoes gordas, voltou a Receita em pele de cordeiro e saiu tosquiado.


Os que se aventuram no varejo da corrupçao, pelo arcaismo do modus faciendi, nem de longe habilitam-se ao titulo de maior ladrao da Receita. Merecem exclusao sumaria todos os pes-de-chinelo, que, a guisa de alto risco, lançam-se a cata de propina miuda, feito Albertoni e Cesare. Nao passam de aprendizes de feiticeiros!


Passemos ao exame de outros, cujos metodos primam pela sofisticaçao: Paulus Balth e San Droh. Bastante inteligentes, faziam uma especie de revezamento. Enquanto um se licenciava para tratar de interesses particulares, indo em busca da clientela, o outro permanecia entrincheirado na cupula da Receita, a elaborar toda sorte de atos normativos para essa clientela. A unidade monetaria deles era o milhao. Pelas vendas de legislaçoes, Paulus e San Droh amealharam uma fortuna de 25 milhoes por cabeça. No entanto, foram pegos pela corregedoria, e estao fora do pareo. Pois nao se chega ao posto de maior ladrao levando um pe no traseiro. Ainda mais com o Ministerio Publico na persecuçao, tomando de volta o dinheiro.

 Prossigamos na seara dos corruptos de valor: Richard France nao foi demitido, mas fica desclassificado no certame, por ter fracassado no plano, urdido com Antonini Luizzi e Kelly-Anne, de por abaixo, na TRJ, a multa da Tacanarello. Todo corrupto que quase chegou la, como Richard, esta eliminado. O titulo ha de ser dado ao ladrao que chegou la, livre, leve e solto - o primus inter pares!


Antonini Luizzi, em que pese ao seu talento, foi para a rua, portanto esta fora do concurso. Avaliemos  brevemente a situaçao da bela e inteligente Kelly-Anne, a delegada  de arrepiar. Superior aos demais nos quesitos inteligencia e cultura, ela estaria ate hoje na Receita, nao fosse o habito professoral de sair corrigindo tudo com observaçoes manuscritas. Competente e perfeccionista, quando viu a defesa da Tacanarello, meteu-se a corrigir erros ortograficos e juridicos, como se estivesse diante de uma prova de algum aluno. Foi a perdiçao para Kelly-Anne. Pois o grafotecnico levou a policia para a casa dela, e dai para as redes de tv foi um passo. A delegada de arrepiar esta, pois, desclassificada, para decepçao de seus admiradores e fas. 


Passados em revista de memoria todos os corruptos que conheci no Fisco, apenas um, na minha opiniao, locupletou-se ate abarrotar as burras, a nao mais poder. Eh o grande vencedor do certame. Nao deixou rastro de prova, embora indicios apontem-lhe a condiçao de socio oculto da Martes e Cordeiro - a lavanderia de seus subordinados Paulus Balth e  San  Droh. Processos como o da Mc Sanduiche passavam pela maos dele sem levar digitais, sem conter um somente despacho manuscrito. E pareciam sair voando ate o destino, como se um fantasma os conduzisse. Depois, um coordenador desavisado fazia publicar o ato benefico ao cliente no diario oficial, e a dinheirama jorrava. A Mc Sanduiche pagou 5 milhoes para se livrar de pagar 70. Mas Paulus Balth e San Droh  somente levaram dois milhoes. Onde foram parar os tres milhoes que fecham a conta... A parte do Leao deve ter ficado com o Leao. E assim como sucedeu com a Mc Sanduiche, dezenas de legislaçoes foram elaboradas sob medida para uma seleta clientela. Era bingo, era cerveja, apenas gente da pesada. Fato que da ao dr. Lastforever o trofeu de maior corrupto da historia do Fisco. Sem ser do Fisco. Honra ao demerito

Um comentário:

Blog do AFR disse...

Eu já tinha ouvido falar nessa história do Mc Sanduiche. Dizem que em toda organização tem "fantasmas" que conseguem ter um controle paralelo... seriam as forças ocultas, Moacir??? Depois dessa eu vou (tentar) dormir... good night