23 outubro 2011

O Papa e o Astrofisico


O professor Stephen Hawking volta e meia nos surpreende com declaraçoes renegando outras declaraçoes dele mesmo.
Brilhante matematico, o astrofisico conhecido mundialmente agora passa por uma fase de descrença: Deus eh pra gente que tem medo do escuro. Mas nem sempre foi assim. Na foto, ele recebe uma bençao do Papa Bento XVI.

As mais recentes declaraçoes do professor Hawking dao conta de que a criaçao do Universo dispensaria Deus, bastando-lhe as quatro forças presentes na grande explosao ou big bang.  

Mas ai esta o problema. Para fazer uma grao de areia explodir e gerar trilhoes de estrelas, a Terra, o sol, a  lua e tudo quanto existe, as quatro forças teriam que preexistir ao universo. Dito de outro modo, teriam essas forças que vir do nada. Mas do nada nada vem! Portanto, a teoria do Big Bang depende de um milagre. Depende de existirem quatro forças antes de qualquer força existir

Einstein cria profundamente em Deus. Admirava o filosofo Spinoza, a quem creditava ter compreendido Deus. Nao aceitava a fisica quantica, fundada em calculos probabilisticos: Deus nao joga dados! - disse a um fisico quantico. Pare de dizer a Deus o que ele deve fazer - ouviu como resposta. Esse debate o criador da Teoria da Relatividade perdeu, pois a fisica quantica hoje eh, sem duvida nenhuma, o ramo de maior credibilidade da Fisica. E no entanto, desde Max Plank, os fisicos sabem que a fisica dos quanta funciona, como funciona, porem permanece um misterio insondavel a realidade dessas particulas.

Se assim sucede com o microcosmo, quanto mais dificuldade ha em compreender a causa  de todas as causas. Newton e Leibniz, ambos genios de primeira grandeza, matematicos que descobriram o calculo diferencial ao mesmo tempo, nao compreendiam a ciencia sem Deus.  Isaac Newton ficava perplexo com a harmonia da obra do relojoeiro universal. Quanto ao professor Hawking, ele mesmo ja eh fruto de um milagre, pois vive ha 45 anos com a esclerose lateral amiotrofica, uma molestia que leva a morte os portadores num periodo de tres a cinco anos apos o diagnostico. Gratia Plena!  

Nenhum comentário: