30 maio 2011

O Crime Maior Sera Nao Investigar Palocci

20 milhoes em quatro anos! Nada mau, Senhor Palocci. Mas tem cheiro de coisa podre no ar. 

Todos os casos semelhantes que investiguei, quando no mandato de  Corregedor  da Receita Federal do Brasil, deram em demissao.
 
Dois ex-integrantes da alta cupula da Receita Federal foram demitidos por valerem-se do cargo para enriquecer. Mais precisamente: demitido um, e destituido do cargo o outro. O Ministerio Publico Federal agora vai atras do dinheiro ilicito que eles amealharam.   Em decisao recente, da qual nao cabe recurso, a Justiça os condenou a devolver 1 milhao de reais corrigidos monetariamente.E ainda decretou a perda do cargo publico de um, acrescida a perda dos direitos politicos de ambos.Mas isso somente eh o começo: se a memoria nao me falha, o mais pobre da dupla amealhou 19 milhoes.


Tudo, como se diz, devidamente  declarado a Receita Federal. De onde bem  se ve que apenas declarar a Receita nao torna limpo o dinheiro sujo. Ate a renda obtida da prostituiçao deve pagar imposto.  Portanto o argumento de Palocci, de que declarou a Receita Federal, nao faz prova alguma  de que ganhou honestamente a dinheirama.


Lula disse que Palocci eh o Pele da economia. Ora, bem. O supercraque revelou seu talento ja aos 17 anos. Palocci passou a vida inteira de fora  do clube dos milionarios, ate ser investido num alto cargo publico. E na mesma  idade que ele  tinha quando foi Ministro da Fazenda,  Pele  ja tinha pendurado as chuteiras fazia anos.  Os genios do futebol e da economia costumam revelar-se bem mais jovens, de Pele a Keynes.


Palocci nao pode alegar clausula de confidencialidade para manter em segredo o nome das empresas que lhe deram 20 milhoes de reais. Porque eh pacto privado que nao pode se opor ao interesse publico prevalente. Ele ja se investe no cargo de ministro-chefe da Casa Civil trazendo da rua a defesa dos interesses da banca privada. Se tivesse menos apego ao cargo e alguma consciencia de sobra, deveria renunciar agora mesmo. Ou ser exonerado pela presidenta . Pois este escandalo esta muito  mais indigno de um ministro de Estado do que aquelas farras com acompanhantes, amplamente divulgados pela imprensa , no seu tempo de ministro da Fazenda, quando - sendo  verdade ou nao - lhe atribuiam a funçao de chefe do lupanar. 

A continuar o ministro desconversando, o procurador-geral tera que investiga-lo, como bem fez o MPF, pois as questoes- chave, que ele e seus clientes parecem querer esconder, ei-las:

1- a quais empresas Palocci prestou serviço.

2- quais foram os beneficios auferidos pelas empresas, que justificassem os pagamentos milionarios.

3- as empresas declararam a Receita Federal esses pagamentos.

4- Houve elaboraçao de pareceres em resposta a consulta das empresas ou

5- houve somente consultas e respostas verbais. 

6- quantos funcionarios tinha a Projeto e quem eram. 

7- teria Palocci trabalhado sozinho em consultorias de tamanha envergadura, a julgar pelos pagamentos que recebeu. 

Deixo estas sete questoes preliminares, pela força simbolica no numero 7 neste escandalo.  

O maior crime sera nao investigar Palocci. 

Eu, de minha parte, cada vez que escuto que uma ex-alta autoridade abriu uma consultoria, fico com vontade de chamar a policia.   

3 comentários:

pessoal1706 disse...

Gostei. O comentário é pertinente e adulto.

pessoal1706 disse...

Boa Moacir, gostei.

pessoal1706 disse...

Boa Moacir, gostei.